Sobre nós

 Ana Carolina-2.jpg Ana Carolina Coelho

Feminista, mãe, escritora, poeta, dançarina do ventre, plantadora de árvores, escritora e poeta. Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), especialização em Psicopedagia pela Universidade Cândido Mendes (2008), mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em Antropologia pela UNB (2017). Atualmente está realizando seu segundo pós doutoramento na UFES sob supervisão da profa. dra. Maria Beatriz Nader e está coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Gênero da Faculdade de História/UFG, coordenadora do GT regional de Gênero da ANPUH- Goiás, professora do Programa de Pós-Graduação em História-UFG e professora Associada da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre a imprensa, literatura, feminismos e sexualidades, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, gênero, mulheres, violência, literatura, sexualidades, século XIX e XX, José de Alencar e Brasil. É escritora de livros de poesias, infanto-juvenil premiado, contos e livros acadêmicos. Tem formação e experiência como professora/dançarina de dança do ventre. Mãe de duas crianças, esteve em licença maternidade em 2011 e 2017/2018.

CV: https://lattes.cnpq.br/6593268782293837

 

- Juliana Marcia Santos Silva

Graduada em Serviço Social e Mestra em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É pesquisadora do grupo Ciência, gênero e educação – CIGE-NEIM e do Grupo de Pesquisa de Ações Afirmativas e Reconhecimento - GPAAR. Feminista negra do Marotinho, comunidade periférica de Salvador. Pesquisa sobre maternidade desde 2016, refletindo sobre seu impacto na vida das mulheres, especialmente em suas carreiras científicas. É professora e idealizadora do curso “Mamães na pós”, que prepara mães universitárias para as seleções de mestrado e doutorado. Atuou como coordenadora de pesquisa do Núcleo Interseccional de Estudos da Maternidade – NIEM. Seus principais interesses de pesquisa são assimetrias de raça e gênero nas ciências, história da maternidade na Europa e no Brasil, maternidade científica, feminismo matricêntrico e coletivos de mães universitárias.

E-mail: julianamss@msn.com

CV: http://lattes.cnpq.br/5888426534819379

 

Laura Cristina Eiras Coelho Soares  laura eiras.gif

Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, Área de Concentração em Psicologia Social, Linha de Pesquisa: Cultura, Modernidade e Subjetividade. Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq denominado Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) que tem como objetivo pesquisar questões relacionadas à Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social. O presente grupo busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. Trata-se de um núcleo composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.

e-mail: laurasoarespsi@yahoo.com

site: https://psijuridicaufmg.wordpress.com/

CV: https://lattes.cnpq.br/8820390638683747

 

fOTO SONIA.gif Sônia Maria de Magalhães

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1994), mestrado (1998) e doutorado (2004) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio pós-doutoral como bolsista PRODOC na Universidade Federal de Goiás nos anos de 2006 a 2007. Possui Pós-Doutorado pelo Programa de História das Ciências e da Saúde da Casa Oswaldo Cruz em 2014. É autora dos livros Males do sertão: alimentação, saúde e doenças em Goiás no século XIX (2014) e de A Mesa de Mariana: produção e consumo de alimentos em Minas Gerais (1750-1850) (2004). Participou da organização dos livros O Diário íntimo de Altino Arantes (1916-1918), Casa de vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal; Histórias de Goiás: memória e poder; Cristianismos em Goiás, O ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos, A cozinha brasileira e o patrimônio cultural. É docente Associado na Faculdade de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás. É integrante do GT História da Saúde e das Doenças ANPUH - seção regional Goiás. É membro do DIAITA Patrimônio Alimentar da Lusofonia. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Goiás, Minas Gerais, História da Alimentação, História da Saúde e das Doenças, História e educação, formação de professores.

CV: https://lattes.cnpq.br/8841367325340262

 

Suellen Peixoto de Rezende  Suellen.jpg 

Doutoranda em História pela UFG. Mestre em História pela UFG na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História.Pesquisadora no Grupo de Extensão e Pesquisa em Estudos de Gênero- UFG (GEPEG). Especialista em História Cultural pela UFG. Aperfeiçoamento em História Indígena pela UFSJ. Graduada em História e Pedagogia. Atualmente é docente convidada na UEG Campus Itaberaí, na Pós Graduação em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais: Currículo, Diversidade e Tecnologias ministrando no módulo de Gênero e Diversidade do curso de Pedagogia. Atuou como Docente na Graduação de Pedagogia da Fan Padrão.Docente de História Étnico- racial da Faculdade Suldamérica para o curso de Administração e Ciências Contábeis.Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Suldamérica. Experiências na área de Pedagogia (Alfabetização e Letramento, Metodologias Ativas, Planejamento e Avaliação, Políticas Educacionais, Metodologia do Ensino de História, História da Educação I e II). No Ensino Médio, atuou com as disciplinas: Geopolítica, Sociologia e Filosofia. Atualmente é Docente no Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II fase.

CV: https://lattes.cnpq.br/4623726218637960

 

Vanessa Vanessa Clemente Cardoso

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2010), mestrado (2013) e doutorado (2019), em História, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, na Área de Concentração: Culturas, Fronteiras e Identidades, na Linha de Pesquisa: Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História. Tem experiência nas áreas de História e Educação. Em pesquisa científica, trabalha mais especificamente nos temas: Ensino de História, História da Educação, historiografia brasileira, livro didático, ditadura civil-militar e maternidade. É criadora e administradora do grupo Mamães na Pós-graduação e da página Mães na Universidade. Ajudou a fundar o grupo do Coletivo Nacional de Mães na Universidade. É pesquisadora no GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais (UFG/CNPq). É uma das organizadoras do livro: "Maternidades Plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia". Mãe de uma filha, esteve em licença maternidade em 2017.

E-mail: vanessaclementecardoso@gmail.com

CV: https://lattes.cnpq.br/6657917763682883