Nossas publicações

SEGUNDA EDIÇÃO - Livro Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia

Por meio do apoio da Universidade Federal de Goiás foi publicada a segunda edição do livro “Maternidades Plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia”.  A obra recebeu apoio da Cátedra de Estudos de Gênero da UNESCO, teve Conselho Editorial Internacional e foi impressa pela CEGRAF/UFG.  Além disso, a contracapa do livro foi escrita pela historiadora Carla Bessanezi Pinsky.

Além disso, a obra conta com a apresentação de Marinete da Silva (Instituto Marielle Franco, mãe da Marielle Franco) e prefácio de Manuela D'Avila (autora do livro "Revolução Laura: reflexões sobre maternidade e resistência").
Autoras: Mais de 150 Mães cientistas potentes brasileiras e estrangeiras de várias universidades.

Os volumes serão enviados para IFs, UFs, PPGs, Núcleos e Grupos de Maternidade.

Livro Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia.

Baixe a obra clicando aqui!

Editora Bindi - Selo Acadêmico.
Organizadoras:
Ana Carolina Eiras Coelho Soares (FH/UFG e GEPEG/UFG/CNPQ).
Camilla de Almeida Santos Cidade (NIEM e UFF).
Vanessa Clemente Cardoso (Mamães na pós-graduação e UFG).
Apresentação: Marinete da Silva (Instituto Marielle Franco, mãe da Marielle Franco).
Prefácio: Manuela D'Avila (autora do livro "Revolução Laura: reflexões sobre maternidade e resistência").
Capa: Ilustração de Suellen Peixoto de Rezende (GEPEG/UFG/CNPQ).
Equipe Revisora: Juliana Marcia Santos Silva, Lajla Katherine Rocha Simiao, Maiara Moreira Andraschko e Nathalia Pereira de Oliveira Sousa.

Apoio: GT - Gênero (ANPUH/Goiás) e GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais.

*Artigo: Apontamentos históricos do surgimento dos coletivos nacionais de mães nas universidades e o fortalecimento da luta materna na ciência brasileira dos dias atuais

Mulheres Cientistas e os desafios da maternidade, volume 1. Artigos produzidos durante a Pandemia de Covid-19 em 2020.
Organizadoras: Andreia Silva de Souto-Marchand; Elisandra Galvão e Morgana Fernandes.
Cooperação da Representação da UNESCO no Brasil.
Editora Fi.

Autoras:
Ana Carolina Eiras Coelho Soares (FH/UFG, GEPEG/UFG/CNPQ e GTMCMP/UFG/CNPq).
Camilla de Almeida Santos Cidade (UFF e NIEM).
Juliana Marcia Santos Silva (PPGSS/PUC-Rio e NIEM).
Vanessa Clemente Cardoso (PPGH/UFG, GTMCMP e GEPEG).

* Artigo: A feminização do cuidado e a sobrecarga da mulher-mãe na pandemia.
Revista Feminismos, Volume 8, N3 (Set-Dez, 2020).
Autoras:
Juliana Marcia Santos Silva (PPGSS/PUC-Rio e NIEM).
Vanessa Clemente Cardoso (PPGH/UFG e GTMCMP/UFG/CNPq).
Kamila Eulálio Abreu (UFRJ e NIEM).
Lívia Souza Silva (PUC-Rio).

* Revista Cláudia - Coluna Crônicas de Mãe.
Por Ana Carolina Coelho.

* Catarinas - Jornalismo com perspectiva de gênero.

Coluna da Claudia Regina Nichnig.
Maternidades em tempos de pandemia: quando foi que renunciamos às nossas existências?

Texto: Os sentidos e os sentir(es) de narrar as maternidades.
Autoria: Ana Carolina Coelho.

* Revista Bula

De repente, tornei-me a tribo inteira das minhas crias.
Crônica por Ana Carolina Coelho.

ENTREVISTAS

* TV - UFG.  Maternidades Plurais.

Entrevista concedida por Ana Carolina Eiras Coelho Soares e Vanessa Clemente Cardoso.

* Revista Crescer - Globo
#MeuMomento: Mães na universidade - elas falam dos desafios de voltar a estudar depois dos filhos

* Portal Lunetas
Maternidades em luta: 16 coletivos de mães que lutam pelo futuro
Entrevista concedida por Vanessa Clemente Cardoso.

* Portal Baby Home (Brasil - Portugal)
Como conciliar maternidade e estudo?
Entrevista concedida por Vanessa Clemente Cardoso.

* APUFSC - Sindical Professores pela Universidade Pública.
Ensino remoto acentua sobrecarga de professoras com filhos em idade escolar: Pesquisas e relatos mostram que a produtividade acadêmica de mulheres com filhos foi a mais afetada durante a pandemia de coronavírus.
Entrevista concedida por Ana Carolina Coelho.

* Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
Aliar pós-graduação e maternidade: uma árdua tarefa.
Entrevista concedida por Vanessa Clemente Cardoso.

Repercussões na mídia do livro Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia.

* Aluna do IFSC relata em livro como é ser mãe durante a pandemia
Mãe cientista e autora Aline Collyer Lebid.

* Os impactos da maternidade na produtividade científica em tempos de pandemia: Pesquisadora da UFU conta em capítulo de e-book os desafios em conciliar maternidade e ciência em tempos de isolamento social e atividades remotas.
Mãe cientista e autora Djenaine de Souza.

* Pensar a Educação em pauta.
Por Alexandra Lima da Silva.

* Docente da UFCAT tem artigo publicado em e-book que reúne trabalhos de mães cientistas.
Mãe cientista e autora Fabiana Jordão Martinez.

* Professora da UEPG participa de livro sobre mães cientistas na pandemia.
Mãe cientista e autora Georgiane Garabelly.

* Professora da UEPG aborda maternidade na pandemia em livro.
Mãe cientista e autora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas.

* Revista Cláudia - Editora lança hoje livro gratuito que traz relatos de 140 mães cientistas.